terça-feira, 1 de outubro de 2013

RECOMEÇAR


Todos os dias temos a chance de recomeçar. Deus graciosamente fez dia e noite, tarde e manhã. Sol e lua. Fez as estações do ano. Cada um com seu propósito. E ao sétimo dia descansou…

Para então recomeçar. Para dar exemplo a nós. O descanso vem para o recomeçar. Vivemos recomeços constantes. Erramos e então recomeçamos. Terminamos e então recomeçamos. Desistimos e depois recomeçamos.

O recomeço está presente na bíblia o tempo todo, principalmente porque o homem sempre pega caminhos errados, precisa voltar atrás e recomeçar. Mesmo depois de velho. Assim foi com Abraão, que começou uma nova história sendo já velho. Foi chamado pelo Senhor sendo homem feito. Jacó recomeçou tendo seu nome mudado de enganador (Jacó) para príncipe de Deus (Israel). Judá pôde recomeçar quando teve a oportunidade de se oferecer para ser escravo no lugar de seu irmão caçula Benjamim, sendo que no passado foi aquele que deu a ideia de vender José como escravo, então se redimiu e recomeçou. Moisés, recomeçou aos 80 anos. Uma história que tinha tentado começar aos 40, para libertar seu povo. O que dizer de Sansão que perdeu sua força e depois seu cabelo novamente começou a crescer. Rute, que viúva ainda jovem, recomeçou uma história se tornando bisavó de Davi, aquele que teve que recomeçar quando se viu em pecado com Bate-seba. E Manassés que foi idólatra e se arrependeu. Isaías, diante da morte do rei Uzias. O que dizer daquela mulher samaritana? Ou da mulher adúltera? O que dizer daquele leproso? Ou do cego Bartimeu? E aquela mulher enferma?

Tomamos caminhos errados, às vezes a vida nos derruba. Às vezes nem foi culpa nossa. A tragédia bateu em nossa porta. O que fazer diante dos pecados grotescos que cometemos? O que fazer diante das mazelas da vida? O que fazer quando percebemos que o mal se expande ao nosso redor?

Deus nos chama a recomeçar. Começar de novo.

Depois de muito lamentar pela destruição de seu povo, Jeremias diz:

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.
Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
Lamentações 3.19-24

A graça, bondade, o amor de Deus foram os responsáveis por nós não sermos destruídos por nossos próprios pecados. Ele enviou seu Filho para pagar o preço em nosso lugar. Por causa do grande amor de Deus por nós, demonstrado na cruz do calvário, Jesus satisfez a justiça de Deus em nosso lugar, para que nós tivéssemos a chance de RECOMEÇAR. Não desperdice isso! Hoje é um novo dia, uma nova chance de começar de novo. Deus é contigo!


Daniel Simoncelos

Nenhum comentário: