sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do POLO/CRAS, momento com Terceira Idade é a Melhor Idade.









A maioria das pessoas ao entrar na terceira idade já está aposentada ou se aposentando, e muitas delas acabam gastando todo seu tempo em atividades que não estimulam nem o corpo e nem a mente. Essa falta de estímulo faz o cérebro desacelerar trazendo problemas de memória, o raciocínio fica lento e acaba-se perdendo contato com outras pessoas, interagindo menos socialmente. E é por isso que muitas pessoas associam terceira idade com velhice e incapacidade de fazer atividades.

O Projeto Melhor Idade do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do POLO/CRAS, trabalha exatamente nesses pontos, pois a terceira idade deveria ser a fase mais proveitosa da vida. A terceira idade é definitivamente a Melhor Idade, pois a pessoa já trabalhou muito, tem experiência de vida e pode finalmente se dedicar mais ao lazer e atividades que trazem prazer e motivação. E para isso acontecer a pessoa deve estar fisicamente e mentalmente saudável.

Atualmente a expectativa de vida do ser humano tem aumentado, a medicina está mais avançada e as pessoas se preocupam mais com a saúde. No Brasil a expectativa de vida é superior a 72 anos e segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de idosos no país já ultrapassa 14 milhões, sendo 8,6% da população total do país. Estima-se que nos próximos anos o número de pessoas da terceira idade corresponda a 15% da população total do Brasil.

Em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, devido às condições econômicas favoráveis, as pessoas da terceira idade tem uma vida mais confortável aumentando até mesmo a expectativa de vida. Os norte-americanos valorizam a terceira idade e se preparam desde cedo para ter uma velhice confortável, já fazem planos para a aposentadoria. É comum ver grandes grupos de idosos fazendo turismo. A terceira idade em países desenvolvidos é valorizada, as pessoas são disputadas como consumidores e eleitores. Existem diversos serviços voltados especialmente para este público que vem aumentando no mundo todo. No Brasil a valorização, respeito e cuidados com idoso estão apenas começando, mas devido ao crescente no número de idosos no país espera-se que isso progrida em pouco tempo.

Preocupado com isso o Projeto Melhor Idade do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do POLO/CRAS, desenvolveu atividades voltadas para a terceira idade que ajudam na vida prática dando mais segurança para essas pessoas desempenharem quaisquer funções, seja socialmente, no trabalho ou no dia-a-dia. São turmas especiais e Educadores e Coordenação altamente capacitados que estimulam e trabalham as diversas habilidades o idoso.

*- Desafios Lógicos e Jogos – Trabalha o cérebro de diversas formas, aumentando a capacidade de absorção de conteúdo, ajuda a enxergar novos caminhos e soluções para problemas.

*- Dinâmicas em grupo – Tem o intuito de desenvolver no indivíduo a liderança, capacidade de expressão, segurança, auto-estima e relacionamento interpessoal – competências fundamentais para uma vida plena e feliz.Supera não é apenas exercício para o cérebro, é trazer benefícios reais para a vida prática, é cuidar da saúde mental, física e emocional para que as pessoas possam desfrutar plenamente a Melhor Idade.


Parabéns!!!!
Coordenadores do Programa Melhor Idade:Mariana Senna e Deuvânir




Arte Educador:Francisco Marcôni

Nenhum comentário: