terça-feira, 24 de setembro de 2013

Governo Federal levantará dados sobre o uso de medicamentos no país


O Ministério da Saúde deu início, nesta segunda-feira (23), ao processo de coleta de dados d a Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM).
De acordo com os organizadores, em todo o Brasil serão entrevistadas 38,4 mil pessoas em 245 municípios, sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e a automedicação.
Os questionários serão divididos por gênero, escolaridade e em sete faixas etárias - desde crianças a idosos. As informações serão transmitidas em tempo real por tablets pelos 140 pesquisadores envolvidos no processo. A previsão é que, no início de 2014, os dados do inquérito estejam finalizados.
O Governo Federal espera que os resultados do inquérito resultem em mais informações sobre
os hábitos da população para que sejam propostas políticas mais eficazes para o uso racional de medicamentos. Para se ter uma noção da gravidade do problema, somente nos últimos cinco anos, mais de 60 mil internações por intoxicação medicamentosa foram registradas pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa também deverá revelar como ocorre o acesso a esses produtos no SUS, pelo programa Farmácia Popular e pelas drogarias privadas; se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com medicamentos; se há variação no acesso aos remédios de acordo com condições sociais, econômicas e demográficas; e a avaliação dos serviços de assistência farmacêutica na Atenção Básica e uso racional de medicamentos da população.
Todo o levantamento custará R$ 9,4 milhões aos cofres públicos.



Nenhum comentário: