terça-feira, 2 de julho de 2013

Reinauguração da Praça Francisco Nocrato Soares (Praça do Hospital)

Reinauguração da Praça Francisco Nocrato Soares (Praça do Hospital)

A Praça conhecida apenas como Praça do Hospital, ganhou aparência e nome novos. Modificada com rampas de acesso para cadeirantes, piso especial para deficientes visuais, lixeiras adequadas à coleta seletiva, e a instalaçção de diversos equipamentos de ginástica prioritarimente para a população da terceira idade, a praça homenageia o saudoso Francisco Nocrato Soares, liderança política forte nos Inhamuns e membro de uma das famílias mais tradicionais de Saboeiro. A solenidade de reinauguração aconteceu neste dia 28 de junho. 

O evento contou a presença de um grande número de pessoas, incluindo autoridades, moradores adjacentes, familiares do homenageado, e o grupo da melhor idade assistido pelo CRAS. Dentre as autoridades, o Prefeito Marcondes Ferraz, o vice, Gotardo, vereadores e a ilustre presença do Secretário de Estado Evandro leitão. 

A banda Municipal, sob a regência do maestro Beronildo Ribeiro, que também esteve presente na solenidade anterior de inauguração da praça Cesarino Alves, contribuiu para o o sucesso do evento.

Biografia do Homenageado: 


Francisco Nocrato Soares, nasceu em Saboeiro aos 22 de agosto de 1934., filho de Raimundo Nocrato e Maria Iracema Braga Nocrato, casou-se aos 27 anos com a jovem Maria Lúcia dos Santos Nocrato, filha do ex-prefeito Manoelito Cândido dos Santos. O casal teve três filhos, o engenheiro civil Carlos Alberto, a economista Suzana e a jornalista Suzete. A família sempre foi sua prioridade e o papel de pai foi o que desempenhou com mais afinidade, vivenciando cada etapa da vida de seus filhos, seus sonhos, lutas e vitórias. Com netos compartilhou brincadeiras, risos e fantasias. O carinho sempre reservado para Pedro Yatagham, Gabriela, Hanna Kelly, Lucas, Vitor, Mariana, Yasmynhe, Matheus e Tiago. A sua alegria é representada pela bisneta Fernanda. De tradicional família política de Saboeiro, Francisco Nocrato, conhecido como Chico Nocrato, sempre vivenciou a política em sua verdadeira concepção da palavra. Aos 30 anos de idade foi eleito vereador por Saboeiro. Em paralelo, trabalhava como escrivão no Cartório Nocrato, de seu pai, permanecendo por quase 12 anos. Neste período, dividiu com amigos e parentes os sonhos e lutas por um Saboeiro desenvolvido. Transferiu-se para vizinha cidade de Aiuaba em março de 1974, ao assumir o Cartório de Notas e Registro daquela comarca, ao ser aprovado em concurso público, concorrendo com outros seis candidatos. Oito anos depois – em 1982 – foi eleito prefeito de Aiuaba para mandato de seis anos. Morou em Aiuaba por 30 anos vindo a falecer em 2004. Apesar das atividades profissionais naquele município, nunca se afastou de Saboeiro. Manteve os vínculos afetivos com sua gente, sempre lutando pelo desenvolvimento de sua terra natal, que hoje reconhece o seu trabalho em prol do crescimento de Saboeiro.









Filúvio Nocrato Filho

Filúvio Nocrato Soares

Vereador Paulo do Juarez














Nenhum comentário: