segunda-feira, 8 de julho de 2013

Milhões de brasileiros podem ter sido atingidos por espionagem dos Estados Unidos


Empresas e pessoas residentes no Brasil se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), afirma O Globo.
Por enquanto, não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.
Os documentos que comprovam a espionagem foram coletados por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação e que nos últimos anos trabalhou em programas da NSA. No mês passado ele decidiu delatar as operações de vigilância de comunicações dentro e fora dos Estados Unidos.
O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão.
É incerto o número de pessoas e empresas espionadas no Brasil. Mas há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala

Nenhum comentário: