domingo, 16 de junho de 2013

POLO/CRAS de Saboeiro Trabalha a importância da prevenção e diminuição dos índices de maus tratos e violência contra idosos.

"É nosso dever proteger os idosos"

Administração Municipal em defesa da pessoa idosa


Na ocasião da comemoração do Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa,  14 de junho, foi lançado  em Saboeiro, em solenidade da Assistência Social, a campanha  ”"É nosso dever proteger os idosos!” A Secretária da pasta, Dra. Aurileide Soriano e a Coordenadora do POLO/CRAS, Mariana Senna, juntamente com a coordenadora do Programa Melhor Idade, Delvanir, trabalharam junto aos idosos que fazem parte do Grupo da Melhor Idade assistidos pelo CRAS,  a importância da prevenção e diminuição dos índices de maus tratos e violência contra idosos.


No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, é considerado idoso todo individuo que atinge 60 anos. O aumento acelerado e abrupto do número de idosos na população brasileira tem provocado impacto nas políticas públicas e tornou-se um dos maiores desafios, pois exige a implantação efetiva de políticas específicas para a população idosa. 


A violência contra idosos, que tem aumentado vertiginosamente, provocando impacto na saúde física e psíquica dessa clientela tornou-se um grave problema de saúde pública. Objetivo: Conhecer e analisar as produções científicas sobre a violência contra a pessoa idosa entre os anos de 2006 e 2012. 

 Constatou-se que o ano de 2008 foi o ano em que mais se produziu sobre o tema representando 33,4%%. As temáticas mais abordadas foram: violência contra os idosos praticada por familiares ou cuidadores (53,4%), verificou-se que na maioria dos casos, a família tem sido apontada como a principal autora de violências. Outra temática foi o Conhecimento de profissionais sobre o tema da violência contra idosos com 20,0%. Existe a necessidade de maior capacitação por parte dos profissionais que atuam nas políticas públicas de atendimento ao idoso; observamos também a Violência psicológica com 20,0%, é uma das mais praticadas contra os idosos e quase sempre aparece associada a outros tipos de maustratos e Morte e internação de idosos por violência com 6,6%, verificou-se que os óbitos por causas externas (acidentes e violência) ocupam a sexta posição dentre as causas de morte deste grupo etário.








Conclusão
Um grande problema enfrentado é a falta de punição rigorosa do agressor, até mesmo porque muitas vezes a violência é mascarada principalmente em âmbito familiar, muitas das denuncias são realizadas por pessoas anônimas utilizando o telefone e por falta de comprovação vários dos casos não são considerados. A melhor formação de profissionais da área da saúde facilitaria a identificação de um maior número de casos, nas instituições de saúde e em todos os níveis assistenciais, bem como também nos domicílios. Concluímos a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas a respeito deste tema, pois trabalhos como esse podem servir para conscientizar a sociedade e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e diminuição dos índices de maus tratos e violência contra idosos.





Nenhum comentário: