quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hoje é Dia de Santo Antônio!



Chegou Junho, o mês de Santo Antônio, o santo casamenteiro, época de simpatias para se conseguir o tão sonhado casamento. Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195, foi batizado como Fernando de Bulhões Taveira de Azevedo. 

Era de família nobre, cresceu cercado de todos os cuidados, boa instrução moral, científica, religiosa e sempre teve muito conforto. Aos poucos algo lhe incomodava, percebeu que era a vida de riqueza que não agradava e sentiu o chamado de Deus. 

 Aos 15 anos, entrou para o Mosteiro de Cônegos Regrantes de Santo Agostinho onde fez o noviciado e mudou seu nome para Antônio. Sempre teve uma saúde delicada, mas andava pelo mundo com sua pregação, suas palavras comoviam a todos, ele reunia multidões. Morreu com apenas 36 anos de idade, após brevíssimo processo de canonização, foi elevado aos altares em 13 de maio 1232 pelo Papa Gregório IX. 


 Diversos fatos marcaram a vida deste Santo, um em especial era a Devoção a Maria. Santo Antônio tornou-se um dos Santos de maior devoção de todos os povos, primeiro português e depois universal. O povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxilia moças solteiras a encontrar um noivo. Ainda há um costume conservado pela igreja: no dia 13 de maio distribui-se pãezinhos entre os pobres e este deve ser colocado em uma lata com grãos (mantimentos) e este nunca faltará. 



 Na Umbanda, este dia é de Louvação ao Exu, Santo Antônio é padroeiro dos Exus. Laroyê Exu!

Nenhum comentário: