quinta-feira, 13 de junho de 2013

Católicos guardam pão bento no dia de Santo Antônio para ter fartura

Tradição diz que pão deve ser guardado junto com a farinha ou arroz. Algumas pessoas levam os pães para presentear amigos.

Tradição ensina que pão deve ser guardado na farinha ou no arroz (Foto: Marina Fontenele/G1)

Centenas de devotos participam das missas que estão sendo realizadas em vários horários nesta quinta-feira (13) na Colina do Santo Antônio em Aracaju, Sergipe. Eles fazem pedidos, agradecem os já realizados e aproveitam para levar o pão bento para casa. A tradição diz que esse pão representa a fartura para quem o guarda junto com a farinha ou o arroz. “Aprendi esse costume com a minha mãe e hoje vim buscar meu pãozinho. Guardo na farinha e no ano seguinte ralo e misturo com a farinha de rosca. O interessante é que esse pãozinho não estraga”, afirma a jornalista Janaína Cruz. Cerca de 50 mil pães foram doados por proprietários de padarias para serem distribuídos. Alguns, inclusive, são dados como presente. “Há três anos venho buscar pães para distribuir na vizinhança, na escola do meu filho e no trabalho da minha filha. Todo mundo gosta e sempre pede para presentear quem desejam um ano farto”, explica o funcionário público Petrúcio Oliveira Santos.


"Aprendi esse costume com a minha mãe e hoje vim buscar meu pãozinho", diz Janaína (Foto: Marina Fontenele/G1)
"Aprendi esse costume com a minha mãe e
hoje vim buscar meu pãozinho", diz Janaína
(Foto: Marina Fontenele/G1)



Santo Antônio é conhecido por ser o padroeiro dos pobres e protetor de casais, por isso é um dos santos mais populares do Brasil. Ele nasceu no final do século XII em Portugal e fazia parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis. Além de simbolizar a fartura, algumas pessoas optam por comer o pão para conseguir um namorado ou marido. Às 15h30 desta quinta-feira (13) haverá mais uma celebração e benção dos pães na igreja localizada na Colina de Santo Antônio e às 18h30 terá uma missa seguida de procissão.


Fiéis lotaram a igreja em uma das várias celebrações do dia de Santo Antônio (Foto: Marina Fontenele/G1)
Fiéis lotaram a igreja em uma das várias celebrações do dia de Santo Antônio (Foto: Marina Fontenele/G1)

G1

Nenhum comentário: