domingo, 18 de março de 2012
Neste 21 de março,dia Internacional da Síndrome de Down,conheça histórias de superação
A inclusão para alguns especialistas tem melhorado com o passar dos anos. As pessoas com Síndrome de Down deixaram de ser vistas como doentes ou eternas crianças e passaram a ser membros atuantes da sociedade. Nesse 21 de março, por exemplo, instituições optaram por fazer trabalhos de conscientização, mas nada que supervalorize as pessoas com Síndrome de Down. Afinal, eles são diferentes sim, mas como qualquer ser humano.
A independência eles têm conquistado aos poucos, com ajuda profissional e em meio aos muitos sonhos que margeiam as mentes de cada um. Cintia Carvalho Bento está com 39 anos e já realizou dois de seus maiores sonhos.
Em 2006, ela se casou com Miguel Bento, 44 anos, em uma cerimônia cheia de pompa que reuniu 220 pessoas em Águas Mornas, na Serra catarinense. Mais tarde, em 2009, veio sua segunda realização, o nascimento do filho Augusto.
Cintia queria que ele tivesse a mãozinha do pai, pois as pessoas com Síndrome de Down normalmente têm os dedos mais curtos. Para surpresa da família, já na gestação, a mãe descobriu que o filho não tinha a Síndrome, uma raridade. Segundo o médico que fez o parto, Cintia é a 31ª mulher no mundo a ter a anomalia e dar à luz um filho saudável.
Com um ano e oito meses, Augusto é a alegria da casa. Adora correr, pular, espalhar brinquedos e panelas. Cintia cuida do filho com a ajuda da mãe, Jane Carvalho, mas garante que é ela quem dá comida, troca a roupa do filho e cuida dele durante as brincadeiras.
Hoje, a mãe e dona de casa aposentada é uma mulher realizada, mas nem por isso deixa de sonhar. Seu próximo desejo a ser realizado é o da casa própria.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
• Achatamento da parte de trás da cabeça (braquicefalia)
• Inclinação das fendas palpebrais (fendas palpebrais oblíquas, para cima e para fora)
• Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos (epicanto)
• Ponte nasal achatada
• Orelhas ligeiramente menores
• Tônus muscular diminuído (generalizado)
• Ligamentos soltos
• Mãos e pés pequenos
• Pele na nuca em excesso
Fonte: Diário Catarinense
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário