segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Assim como Orkut, Facebook pode cair em desuso


Na manhã dessa segunda-feira, 21 de outubro, os usuários do Facebook enfrentaram problemas ao tentarem atualizar algum conteúdo na rede social. Não era possível compartilhar, curtir, comentar ou publicar nenhum conteúdo. Uma instabilidade na rede fez com que vários boatos surgissem. Dentre eles pessoas da oposição do governo brasileiro, se aproveitaram da ocasião para dizer que era o governo quem tinha impedido o uso, enquanto o Facebook já confirmou que a instabilidade parece está afetando o mundo inteiro.

Algo que já é bem visível é a queda dessa rede social em breve. A nossa sociedade sempre busca algo novo e interessante. Mas, uma vez que aquele algo novo se torna velho, em outras palavras não tenha mais nada de novo, as pessoas já buscam uma outra rede que atenda as suas necessidades. Foi assim que aconteceu com o Orkut quando, além da instabilidade, começou a mudar muita coisa que acabou não sendo aprovada por boa parte dos usuários que começaram a migrar para o Facebook, deixando assim o Orkut apenas como lembrança ou para um pequeno grupo de usuários que ainda prefere ficar na rede por algo que lhe agrada ou por “medo do novo”.

Concluímos assim que o Facebook pode está com seus dias contados. Enquanto a rede social busca novos meios de monetizar o negócio, além da bolsa de valores; outras redes sociais, como o “Google +” (evolução do Orkut), investem em funcionalidades e interações para seus usuários. Os idealizadores do Google + acreditam que a qualquer momento os usuários do Facebook migrem para sua rede. A possibilidade não é descartada e o único risco de isso não se concretizar é o surgimento de uma nova rede social que traga a simplicidade e atraia usuários de influência.

Robson Queiroz

Nenhum comentário: