sábado, 5 de outubro de 2013

Alunos do ProJovem Urbano de Saboeiro, participam de palestra sobre Educação Ambiental



Ontem sexta feira 4 de outubro ás 19:30 horas a nossa a equipe Seja um Multiplicador da Educação Ambiental:Francisco Marconi (Arte Educador do POLO/CRAS),Larissa (da Secretária do Meio ambiente),Luciano Martins (Aluno do Projovem Urbano), e o Ronne Nascimento que é o Orientador do Projovem Urbano, visitamos a escola municipal e realizamos uma palestras e sobre Educação Ambiental para o Projovem Urbano de Saboeiro. 


Os palestrantes foi Francisco Marconi (Arte Educador do POLO/CRAS) Larissa (da Secretária do Meio ambiente) Ronne Nascimento Orientador do Projovem Urbano) 

Com o tema “Comunicação e Educação Ambiental”, a equipe palestrou para os alunos do Projovem Urbano, estabelecendo também um debate sobre os conhecimentos acerca do saneamento básico, como parte integrante da educação ambiental e reciclagem.Abordamos temas sobre poluição do ar, da água, sonora e visual. 

















APRESENTAÇÃO:

A Terra não é um armazém infinito de recursos , tampouco uma grande lixeira capaz de absorver a imensa quantidade de lixo que o ser humano produz. O atual modelo de desenvolvimento econômico tem usado o planeta além de sua capacidade, sem se preocupar com as conseqüências. Sustentabilidade pressupõe viabilidade econômica, mas também justiça social e equilíbrio ambiental. Assim, é fundamental que as nações adotem um novo modelo de crescimento em que se contemple a igualdade social e a qualidade de vida. 

No entanto, exigir mudanças de comportamento apenas da parte de terceiros não é suficiente. Mais do que apenas agir corretamente para com o meio ambiente, é fundamental que haja um esforço no sentido de fomentar atitudes mais justas, fraternas e pacíficas para com outros seres humanos. Nesse cenário, a Educação Ambiental reinsere como elemento imprescindível na formação de todo cidadão participante de uma sociedade democrática. Isso impõe a reconstrução de paradigmas e das relações do homem com a natureza, bem como uma reflexão contínua. 

Num sentido mais amplo, a Educação Ambiental extrapola os objetivos da atividade educativa, tornando-se um processo de construção de conhecimentos, formação de atitudes e de desenvolvimento de habilidades que resultem em práticas sociais positivas e transformadoras. Para tudo isso não há terreno mais fértil do que a criança e o adolescente,os jovens protagonistas e legítimos herdeiros do futuro que juntos estamos construindo. 


“Por meio de projetos, podemos atender esse público adolescentes e jovens trabalhador e adultos, com uma temática importante que dialoga sobre valores da sustentabilidade”, comentou a equipe e a nossa proposta Seja um multiplicador da Educação Ambiental.

Nenhum comentário: