sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Prefeitura de Saboeiro adere ao Programa Útero é Vida, e já tem data marcada dia 18 de Outubro

Prefeitura de Saboeiro adere ao Programa Útero é Vida, e já tem data marcada dia 18 de Outubro

O ÚTERO É VIDA – Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero – tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
O Programa é voltado especificamente para mulheres rurais em idade sexual ativa.
Serão atendidas mais de 300 mulheres. Elas são cadastradas do Sistema CNA/ SENAR (cadastro social), em seguida encaminhadas para a coleta de material para exame de Papanicolau – a principal forma de detecção da doença e à palestras educativas, encerrando o seu atendimento no espaço beleza, onde podem optar por cortes, escovas e/ou manicure. Simultaneamente às atividades da mulher, acontece a Rua do lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer. Os resultados dos exames são divulgados a comunidade atendida em aproximadamente 15 dias. As mulheres que detectadas com alterações celulares são encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis.
QUEM REALIZA?
O Programa Útero é vida é realizado pelo SENAR e conta com um grande número de parceiros para execução do programa. O Sistema CNA/SENAR está de portas abertas para os que desejam colaborar com esse programa de transformação do Brasil e acredita que é possível chegar mais longe.
Em Saboeiro será nesse próximo dia 18 de Outubro. E contará com o envolvimento de toda a Secretaria da Saúde do município.
Não Perca essa oportunidade e participe!
Mais informações pelo e-mail: uteroevida@senar.org.br


Nenhum comentário: