sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aplicativo gratuito para surdos traduz Português para Libras



Neste dia Nacional do surdo, 26, foi lançando o ProDeaf Móvel para Windows Phone, o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 10 milhões de surdos e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a Língua Portuguesa.
Hoje, a prática de Libras já alcança mais de 5 milhões de brasileiros (incluindo ouvintes, como familiares, amigos, educadores etc.). Assim, o ProDeaf Móvel chegou ao mercado para facilitar a comunicação entre pessoas fluentes em um dos dois idiomas oficiais do Brasil: a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pelo próprio ProDeaf - com financiamento do Sebrae e do CNPQ. Além disso, a distribuição do aplicativo é totalmente gratuita.
Dia Nacional do Surdo - 26 de setembro

O Dia Nacional do Surdo é celebrado por conta do aniversário de inauguração da primeira escola para surdos do Brasil, que está completando 156 anos: o Instituto Nacional de Surdos do Rio de Janeiro - atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Fundada em 1857, durante o Império de D. Pedro II, a instituição foi fruto do trabalho de um educador surdo, o francês Hernest Huet, e abrigava alunos do sexo masculino d e todo o país, muitos deles abandonados pelas famílias.

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário: