sábado, 10 de agosto de 2013

Como combater o calor


Quando os dias ficam muito quentes devido ao verão o número de mortes aumenta principalmente entre as crianças e os idosos devido a desidratação. Mas além disso, aumenta-se o número de infarto e de crises de enxaqueca. Por isso, neste verão, saiba como combater o calor e melhorar sua qualidade de vida:
  • Fique longe do sol, principalmente entre o meio dia e as 4 hs da tarde e mesmo assim use protetor solar diariamente, chapéu e óculos de sol;
  • Faça atividade física no início da manhã, ou ao fim da tarde, quando a temperatura estiver mais amena;
  • Use roupas leves, de cores claras, nunca preto;
  • Beba muitos líquidos, evitando o álcool e a cafeína. Água natural e sucos de frutas são as melhores opções;
  • Evite refeições picantes e indigestas, preferindo saladas e massas que são mais facilmente digeridas;
  • Tenha o ar condicionado ligado ou um ventilador por perto sempre que possível e
  • Deixe as portas e janelas abertas para que haja uma renovação do ar.
O calor em excesso aumenta ainda o risco de doenças respiratórias, por causa das diferenças de temperatura (escritório/rua) e o mau uso do ar condicionado. Este deve ter seus filtros limpo pelo menos uma vez ao ano, e devem estar graduados numa temperatura entre 23 e 25ºC.
O risco de infarto aumenta pois com o calor, a pressão sanguínea sobe, o colesterol fica mais elevado e ao fazer qualquer esforço físico, exige-se muito do coração, favorecendo o ataque cardíaco. Indivíduos com problemas no coração devem descansar num local fresco sempre que possível e beber muita água.
Alimentos ricos em água, como as frutas e os legumes ajudam a hidratar o corpo e não engordam. Alguns exemplos são melancia, laranja, melão, uva, abóbora, curgete e chuchu. Estes alimentos são leves e devem fazer parte da dieta no verão, especialmente na  dos bebês, crianças pequenas e idosos, que sofrem mais com o calor.
Tomar vários duches durante o dia também ajuda a espantar o calor. Mas neste caso, deixar somente a água correr pelo corpo é o mais indicado, pois o uso excessivo de sabonete pode levar ao ressecamento da pele.



Seja um multiplicador da Educação Ambiental

Nenhum comentário: