domingo, 4 de agosto de 2013

Semana Nacional de Controle e Combate ao Calazar começa nesta segunda-feira (5)


A partir desta segunda-feira (5) acontece a Semana Nacional de Controle e Combate ao Calazar. A informação é do coordenador da campanha, Nélio Morais, em entrevista ao programa Domingo Legal, do apresentadorEvandro Nogueira.  Até o dia 10 de agosto, profissionais realizarão atividades educativas com visitas domiciliares, exame sorológico em cães, apresentação de peças teatrais e paródias, palestras sobre prevenção e controle da doença, exposição de banners, faixas, cartazes e do ciclo evolutivo do flebótomo (mosquito  responsável por infectar o homem e o cão sadios).
O objetivo, segundo o coordenador, é chamar a atenção da população e divulgar as ações de controle da doença na Capital que, este ano, teve mais de 50 casos confirmados. “O que mais chama a atenção é que já temos 7 óbitos. 7 pessoas que morreram por causa da doença”, aponta Nélio.
Considerada uma doença social por atingir boa parte da população de baixa renda, especialmente crianças, o calazar é transmitido pela picada do mosquito vetor infectado, tendo como reservatórios os animais silvestres e os cães. “O mosquito transmissor é muito pequeno e não faz seu ciclo reprodutivo na água, como o mosquito da dengue e como a muriçoca. Ele se reproduz em matéria orgânica. Nos casos que identificamos, nós encontramos, em torno do ambiente, folhas, mato e material em decomposição.”, explica o coordenador que ressalta a limpeza dos quintais como um dos fatores preponderantes para o controle da doença.
Fonte: Portal Verdes Mares

Nenhum comentário: