domingo, 18 de agosto de 2013

Município promete ampliar o acesso à internet gratuita

O programa municipal disponibiliza rede Wi-FI banda larga nos principais espaços públicos de Fortaleza

Em tempos de alta conectividade, é cada vez maior o número de usuários de smartphones, tablets e outros aparelhos que acessam a internet. Para quem não utiliza os serviços de 3G, são as redes Wi-Fi que possibilitam as conexões, especialmente em locais públicos.
O Passeio Público é uma dos locais que ganhará acesso mais moderno à web, até dezembro deste ano, prazo estabelecido pelo Município para a conclusão da ampliação do projeto em diferentes pontos da cidade FOTO: natasha mota

Lançado no ano passado pela Prefeitura de Fortaleza, o projeto Praças Conectadas, que disponibiliza internet de banda larga Wi-Fi grátis, deverá ser reformulado e ampliado até dezembro de 2013. De acordo com a assessoria da Prefeitura, a equipe técnica responsável pela área de tecnologia concluirá, até a próxima semana, os procedimentos burocráticos para efetivar o a melhoria do projeto.
O Município adiantou que, após a reformulação, o projeto deve ficar mais amplo e arrojado. Atualmente, o programa disponibiliza internet de banda larga em seis praças do centro da cidade: Praça do Ferreira, Passeio Público, Praça da Estação, Praça Coração de Jesus, Parque da Liberdade/Parque das Crianças e Praça José de Alencar. Ainda segundo a Prefeitura, os usuários têm reclamado da qualidade do sinal nas praças, que demora a conectar e é fraco.
Conexão

Apesar das reclamações, alguns usuários têm acessado a rede sem dificuldade. “Aqui temos dois pontos de Wi-Fi: o Fortaleza Digital, que é da Prefeitura, e outro, instalado pela Secretaria de Cultura do município, e os dois funcionam sem problemas”, afirma Rosana Lins, 52, gerente do restaurante instalado no Passeio Público.
Histórico

O projeto Praças Conectadas teve início na gestão passada, quando foram instalados cerca de 60 quilômetros de cabos de fibra ótica pela cidade, com o objetivo de conectar os órgãos do Município.
A tecnologia implantada, inclusive, foi a mesma utilizada pelo sistema de videomonitoramento das praças do Centro.
A internet gratuita é disponibilizada a partir da rede FortalezaDigital, disponível para qualquer pessoa com smartphone, tablet ou notebook que frequente uma das seis praças. Quando foi lançado, o programa garantia conexão com velocidade de dez megabytes.
No entanto, a atual gestão não soube informar qual velocidade será disponibilizada aos usuários após a reformulação do projeto Praças Conectadas.
Segurança

Para utilizar a banda larga do programa, entretanto, os usuários precisam de segurança para manusear os aparelhos eletrônicos. Conforme a Polícia Militar do Ceará, a responsabilidade pela segurança nas praças do Centro da cidade é, prioritariamente, da Guarda Municipal de Fortaleza, mas que, em alguns logradouros, como a Praça do Ferreira, a Praça José de Alencar e a Praça da Estação, “existe policiamento diuturnamente durante a semana, e nos horários de maior fluxo de pessoas aos sábados”.
Porém, há alguns meses, o monitoramento da Guarda Municipal passou se concentrar nos terminais de ônibus da Capital. No entanto, ainda neste ano, a Prefeitura deve lançar edital de concurso para a contratação de mil novos agentes do órgão. Somente após a seleção, os guardas voltarão a fazer a segurança nas praças da cidade.
FIQUE POR DENTRO
Passeio Público foi o 1º local a receber sinal

Espaço tradicional da cidade de Fortaleza, o Passeio Público, no Centro da Capital, foi o primeiro local a receber sinal Wi Fi grátis, instalado pela Prefeitura, ainda em 2010, para acesso gratuito da população. Além do sinal do Município, quem visita o lugar também pode contar com internet ofertada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
A ideia é estimular a entrada de visitantes. Para acessar, basta chegar, ligar o equipamento e conectar-se a uma das redes disponíveis. O sinal pode ser utilizado por quem possui notebook, netbooks, tablets e celulares com acesso à web, etc.
JÉSSICA COLAÇO
ESPECIAL PARA CIDADE

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: