sexta-feira, 9 de agosto de 2013

JUMENTOS RECOLHIDOS EM ESTRADAS NO CEARÁ RECEBEM AJUDA INTERNACIONAL



Animais conseguem se alimentar graças à ajuda de ONG internacional (Foto: Eduardo Aparício/Arquivo pessoal)09/08/2013 - Jumentos recolhidos nas estradas cearenses estão recebendo ajuda financeira para a compra de complementação alimentar de uma Organização Não Governamental (ONG), da França. O interesse da ONG One Voice pelos jumentos do Ceará surgiu em 2012, a partir de um protocolo de intenção firmado pelo Governo Brasileiro e o Governo da China para a exportação de jumentos do Nordeste brasileiro para indústrias chinesas de alimentação e cosméticos, denunciado pela imprensa. A notícia gerou um contato da ONG One Voice com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa-CE). O contato inicial resultou, no início de 2013, em uma parceria entre a One Voice e a Uipa-CE, que garantiu repasses financeiros para a aquisição de milho destinado à complementação alimentar dos jumentos recolhidos nas estradas do Ceará pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). A opção pela complementação alimentar à base de milho se deu por ser de a maior valor nutricional e bem mais fácil de transportar e estocar.  A One Voice atua em diversas frentes de proteção animal, como a dos animais de laboratório, nos circos, matadouros e nas criações.

Milho é descarregado (Foto: Eduardo Aparício)
Esse animais são encaminhados para um dos 10 centros de apreensão de animais nas estradas, localizados nos municípios de Maranguape, Aracoiaba, Quixeramobim, Iguatu, Crato, Russas, Itapipoca, Sobral, Santa Quitéria e Crateús.  Um desses abrigos é a Fazenda Paula Rodrigues, no município de Santa Quitéria, a 222 quilômetros de Fortaleza. Lá estão cerca de 5000 animais, a maioria jumentos. Os demais são cavalos, bovinos, caprinos e ovinos. Com a seca de 2012, quase não há pasto disponível. São cerca de cinco quilos para cada animal por dia. A fazenda tem 500 hectares e três açudes. O milho tem sido comprado em cidades do interior do Ceará, com base no menor preço de mercado, e transportado pelos caminhões cedidos pelo Detran.  Nesta quarta-feira (7), foi entregue mais uma remessa de milho destinado aos jumentos que são apreendidos nas estradas do Ceará, e confinados na fazenda Paula Rodrigues. Nessa remessa, foram levadas 11,5 toneladas de milho em grãos. A doação deverá ser mantida pela ONE Voice até o final deste ano. "Espero que essa parceria seja renovada até, pelo menos, o final de 2014. Essa doação de alimentos é muito importante. O milho serve como suplemento alimentar e é de grande valia principalmente para os animais, especialmente os mais debilitados", diz a presidende da Uipa-CE, Geuza Leitão. Ela explica que antes a alimentação dos animais aprendidos ficava a cargo somente do Detran-CE. "Era comprada forragem e em época de seca, até esse alimento faltava e muitos animais morriam de fome", conta.

Jumentos do Ceará recebem ajuda internacional para alimentação (Foto: Eduardo Aparício/Arquivo Pessoal)
Desde janeiro de 2013 já foram levadas sete remessas de milho em grãos, numa média de 11 toneladas por mês, para alimentação dos animais da fazenda Paula Rodrigues, priorizando os que estão mais debilitados. A fazenda conta com uma equipe de um veterinário e cinco auxiliares, além do administrador da fazenda, Raimundo Torquato. "Conseguimos montar uma pequena estrutura, construímos mais galpões e agora percebemos que a mortandade do animais diminuiu bastante", conta o adminstrador. Segundo ele, cerca de mil animais são recolhidos todos os meses nas estradas do Ceará. Eduardo Aparício é voluntário e trabalha na compra e distribuição do milho. "Nas visitas que tenho feito à Santa Quitéria para a entrega do milho, tenho tentado contato com as autoridades locais, no sentido de iniciar uma campanha no município para incentivar a criação de um parque de proteção aos jumentos", conta. Ele afirma que no sábado (13) foi exibido no cinema local, o documentário “JUS-um filme sobre jumentos”, de Marcelo Dídimo, que teve parte de sua produção filmada no município. "O curta será exibido ao longo dos meses de julho e agosto para a população de Santa Quitéria e deverá servir para conscientizar a população para a proteção desses animais", acredita.

G1 CE

Nenhum comentário: