terça-feira, 20 de agosto de 2013

Eunício não abre mão do apoio do PT a sua candidatura

Durante reunião na noite de ontem (19), no Palácio do Jaburu, em Brasília, o senador Eunício Oliveira (PMDB), deixou claro suas pretensões ao Abolição, e destacou que quer o apoio do PT a sua candidatura, em uma aliança conjunta com José Guimarães, candidato ao Senado. A presidente Dilma Rousseff já demonstrou todo seu interesse em manter a aliança nacional PT-PMDB. No entanto, no Ceará, ela tem o desejo de apoiar o candidato do governador Cid Gomes.
Na tentativa de avaliar a conjuntura nacional e negociar alianças estaduais no Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba e Pará, onde as divergências ameaçam a campanha de reeleição da presidente Dilma, estiveram presentes na reunião de ontem, o vice-presidente Michel Temer, o presidente do PT Nacional, Rui Falcão, o líder do PT na Câmara, José Guimarães e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. De acordo com Michel Temer, sem a manutenção da aliança nesses quatro estados, a aliança nacional está ameaçada.  
Nesse contexto, Cid não tem como unir-se ao PT, pois o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, voltou a confirmar ontem (19), durante reunião com a cúpula do PSB, em Recife, que é candidato ao Planalto. Portanto, a aliança nacional é PSB-PDT, inviabilizando Cid a apoiar o PT, no Ceará. A não ser que Dilma e Cid decidam por uma aliança informal. Ou, Cid pode abrir mão do PSB, e filiar seu candidato a um partido da base aliada.
Atualmente, o nome mais cotado para ser o candidato de Cid é o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, que já é filiado ao PSD. A terceira alternativa é o vice-governador Domingos Filho, que está saindo do PMDB, e pode filia-se a algum partido da base, e assim, ser o candidato a sucessão de Cid.
*Leia mais:


Nenhum comentário: