segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ceará é o sexto estado com mais matrículas no Pronatec


O estado do Ceará foi o sexto com o maior número de matrículas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria.
Presidente Dilma Rousseff participou de formatura de turma do Pronatece no Ceará, em 18 de julho Foto: Bruno Gomes
Em pouco mais de dois anos, foram 34.184 matrículas em 64 municípios cearenses. O Estado foi superado apenas pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Bahia. Vale lembrar que no dia 18 de julho, a presidente Dilma Rousseff participou da formatura de cerca de 3 mil alunos do programa no Ceará.
No total do País, foram 619.208 matrículas em 1.872 municípios, ou mais de 60% da meta de qualificar um milhão de brasileiros para o mercado de trabalho até 2014. Em 2013, já foram realizadas 350 mil inscrições.
Segundo o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério doDesenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Tiago Falcão, a intenção agora é ultrapassar um milhão de matrículas.
Falcão critica o fato de “alguns estudiosos” terem afirmado “que a população mais pobre do país não tinha interesse na qualificação profissional. Os números de matrículas do Pronatec deixam claro que isso não é verdade.”
“Auxiliar administrativo” é curso mais procurado
O programa oferece 553 cursos de formação inicial e continuada, em diferentes áreas, com duração mínima de 160 horas. O curso mais procurado em todo o Brasil é o de auxiliar administrativo, com quase 75 mil matrículas – 12,1% do total.
A maioria das matrículas é realizada por jovens, sendo 55,4% dos matriculados têm entre 15 e 29 anos, e pelas mulheres, que representam 66,2% do total. As turmas do Pronatec são planejadas de acordo com a demanda profissional de cada município. Além de material escolar e didático, os alunos recebem auxílio alimentação e transporte para frequentar as aulas.


Fonte: Diário do Nordeste

2 comentários:

Unknown disse...

aqui em saboeiro bem que podia ter o pronatec é muito bom.

Unknown disse...

aqui em saboeiro bem que podia ter o pronatec ia ser otímo.