quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aliança PT-PMDB Nacional ameaça aliança de Eunício e Tasso no Ceará

Na tentativa de desfazer qualquer mal entendido, amansar a base aliada e melhorar a parceria governamental com o PMDB, o presidente do PT Nacional, deputado Rui Falcão (SP), afirmou nessa quarta-feira (31), através de nota, que o partido defende a aliança presidenciável com o vice, o peemedebista Michel Temer, para o pleito de 2014.
No Ceará, o PT reafirmando o pacto com o PMDB, os planos do senador Eunício Oliveira para ser governador do Estado e contar com apoio de Cid Gomes, ficam ainda mais distantes. Além de os nomes mais cotados pelo governador e pelo irmão Ciro, ao Abolição, serem dos peessedebistas ministro Leônidas Cristino e secretário Mauro Filho, a possível candidatura de Eunício para governador e Tasso Jereissati (PSDB) para o senado, se tornou inviável devido a verticalização. Se vier a se concretizar, será uma aliança informal.
Outro entrave é a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) à presidência da República, que tira Cid da aliança PT-PMDB. Nesse cenário, a chapa deverá ser formada por Eunício para disputar o governo e o deputado José Guimarães para o senado. Ou, na composição de uma chapa informal, Eunício convencendo Guimarães a ser seu vice, a vaga para o senado estaria livre para Tasso.
Nessa possibilidade, a dobradinha não incluiria apoio a nenhum presidenciável. Assim, Eunício poderá trabalhar na reeleição de Dilma Rousseff e Tasso faria campanha para o senador mineiro Aécio Neves para a presidência. Resta convencer Dilma a subir em um palanque pelo candidato de Cid e em outro com Eunício.


Nenhum comentário: