terça-feira, 9 de julho de 2013

Prefeitos cearenses participam da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Vários prefeitos do Ceará e de todo o país participam ontem dia (8) de julho e vai  até a próxima quinta-feira (11), da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios. A mobilização prevê um encontro no Salão Verde do Congresso Nacional e reuniões das bancadas estaduais com os prefeitos.
São esperadas mais de 4 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes políticos. Parlamentares e representes do governo federal também devem participar da mobilização. Hoje (8), o dia será reservado para o credenciamento dos participantes.
Amanhã (9), o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, fará a abertura oficial com a presença de autoridades políticas, como ministros, por exemplo. O período da tarde está reservado para atividades no Congresso Nacional e no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Lá haverá a reinstalação da Subcomissão de Assuntos Municipalistas e em seguida as reuniões de bancadas estaduais.
Na quarta-feira (10), a Marcha será palco da entrega do Prêmio do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios. Além disso, haverá o lançamento de publicações da CNM e os Fóruns de Vereadores e de Contadores. No dia 11 de julho, último dia da Marcha, o grande destaque será o lançamento do novo portal do Observatório do Crack e a leitura da Carta da Marcha, que encerrará o encontro.
O evento tem como tema “Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios”. O objetivo central do evento é reivindicar providências urgentes por parte do governo federal quanto a crise econômica que os Municípios vêm enfrentando ao longo dos últimos anos. Entre os temas a serem abordados estão a necessidade de convencimento do Congresso Nacional para um Pacto Federativo que mude o atual rateio dos impostos arrecadados, com maior participação dos Municípios na divisão do bolo.


N.NEWS7

Nenhum comentário: