segunda-feira, 10 de junho de 2013

Pagamento do Bolsa Família em junho segue calendário anual programado

Bolsa Família



A Caixa informa que os pagamentos de junho das famílias atendidas pelo programa social do governo federal deverão seguir calendário anual já programado.


 - Responsável pelo pagamento do benefício do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal informa que os pagamentos de junho das 13,8 milhões de famílias atendidas pelo programa social do governo federal deverão seguir o calendário anual já programado. 

Segundo a instituição financeira, não haverá antecipação de pagamento e os recursos não serão liberados de uma só vez. Assim, do dia 17 ao dia 28 de junho, os beneficiários deverão seguir a ordem de pagamento conforme o último número do cartão. No mês passado, rumores sobre o fim do programa provocaram tumultos, corrida às agências e cerca de 900 mil saques de benefícios, contabilizando aproximadamente R$ 152 milhões apenas no fim de semana dos dias 18 e 19 de maio. 

 A Polícia Federal foi acionada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para cuidar do caso. Entre as linhas de investigação, a PF trabalha com a hipótese de que a liberação do pagamento antes do previsto no cronograma possa ter motivado a boataria em 13 Estados. Apenas depois de mais de uma semana do episódio, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, veio a público se manifestar e informar que houve um equívoco nas primeiras informações prestadas pelo banco sobre os saques. 

A primeira versão foi a do vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano, de que a antecipação só foi realizada no sábado (18) depois da divulgação dos boatos para preservar a integridade física dos beneficiários. Depois de reportagem da "Folha de S.Paulo", o banco voltou atrás e divulgou nota no sábado (25) informando que os pagamentos foram liberados um dia antes do início dos boatos. 

 A justificativa para adiantar os pagamentos teria sido um ajuste no sistema do banco para cerca de 700 mil beneficiários que tinham mais de uma inscrição no programa. O presidente da Caixa disse que, para evitar problemas ao beneficiário na hora de sacar o dinheiro, o banco liberou o pagamento de todos os beneficiários, qualquer que fosse o número do cartão. 

 Segundo a Caixa, a atualização do sistema, iniciada em maio, já foi concluída e em junho não haverá antecipação de pagamento. A instituição garante ainda que não houve pagamento duplicado e, para aqueles que possuem mais de um NIS (Número de Inscrição), o número que vale é o mais antigo. A Polícia Federal continua com as investigações sobre o caso. Os agentes já ouviram funcionários do banco e os primeiros sacadores do benefício nos 13 Estados. 




 UOL 

Nenhum comentário: