terça-feira, 11 de junho de 2013

lançado Programa Água Doce em Saboeiro

agua doce

No último dia 5 de junho, aconteceu no espaço do auditório do Pol0/CRAS de Saboeiro, a apresentação do Programa Água Doce neste município.
Se reuniram representantes dos poderes executivo  e legislativo municipal, instituições do Governo Estadual, coordenadores e secretários municipais,  e convidados. Dentre os presentes estavam:
O anfitrião do evento, o Prefeito Municipal, Dr Marcondes Herbster Ferraz;
O Vice-Prefeito Gotardo Martins;
Representando o Poder Legislativo, Vereador Mozer;
Representante da COGERH- Companhia de Gestão de recursos Hídricos, Mardonio Mapurunga;
Representante da Cagece- Companhia de Água e Esgoto do Ceará, engenheiro Ezequiel Filho;
Representante do SISAR- Sistema Integrado de saneamento Rural, Vanusa Gomes;
Representante do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Alcides Duarte;
Representante da Comissão Gestora do Arneiroz II,   Karla Richele Brito Moraes;
Secretário de Agricultura, Comércio e Abastecimento, Raimundo Martins (Raimundinho);
Secretária do Meio Ambiente, Suelene Teixeira;
Representantes  da SRH, Rosilônio Magalhães e Dr. Vagner Freire;
Delegado de Polícia Civil de Saboeiro, Dr Joanilson Queiroz de Albuquerque;
Marcaram presença também os vereadores Paulo César, Ernani Jr e Antonio Luis Secundo, além das lideranças Zé Ilo, Henrique da Malhada, alguns agentes de saúde e diversos moradores da zona rural.

2013-06-05 15.29.58

Sobre o Programa Água Doce- PAD
O Programa água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.
Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local. Possui como premissas básicas o compromisso do Governo Federal, de garantir à população do semi-árido o acesso à água de boa qualidade, além de ser amparado por documentos importantes como a Declaração do Milênio, a Agenda 21 e deliberações da Conferência Nacional do Meio Ambiente.
O PAD está estruturado em seis componentes: gestão, pesquisa, sistemas de dessalinização, sustentabilidade ambiental, mobilização social e sistemas de produção.  O componente da gestão é o responsável pela formação de recursos humanos, elaboração de diagnósticos técnicos e ambientais, manutenção e operacionalização dos sistemas. O componente pesquisa é direcionado à otimização dos sistemas de produção com o aprofundamento dos conhecimentos em plantas halófitas, nutrição animal e piscicultura.
Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social o PAD beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste.

Exemplo do PAD na comunidade de Calumbi , município de Tauá.
ex taua
O dessalinizador produz a água potável; o concentrado, ao invés de despejado no solo, passa a ser utilizado na criação de alevinos de Tilápia Rosa em viveiros escavados e impermeabilizados; desses tanques, parte do concentrado é canalizado para a irrigação da planta Atriplex nummularia ou Erva-Sal que sobrevive bem em solos salinos e é boa forrageira (tem teores de 12 a 16% de proteína bruta).
Mais fotos da reunião em Saboeiro
2013-06-05 15.12.40
2013-06-05 16.13.18
2013-06-05 15.49.33


Nenhum comentário: