terça-feira, 4 de junho de 2013

Integra: adesão de parlamentares



PELO EQUILÍBRIO REGIONAL




Movimento foi apresentado, ontem, à bancada cearense na Câmara e ganhou apoio dos deputados

Depois de percorrer os nove estados nordestinos e conseguir apoio de todo o setor produtivo, o movimento Integra Brasil - Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo foi apresentado, ontem, à bancada cearense da Câmara dos Deputados, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Os parlamentares que participaram do evento garantiram que vão lutar contra as desigualdades regionais, mobilizando recursos para colocar em prática projetos atuais e futuros.

Políticos que estiveram presentes garantiram que vão lutar contra as desigualdades regionais viabilizando recursos para projetos Foto: Divulgação


"O Integra Brasil surge num momento muito importante. Vamos nos envolver de forma positiva e proativa. Estamos muito animados com o movimento, que vai proporcionar a dinâmica necessária para um Nordeste mais produtivo e competitivo", afirma o deputado Antonio Balhmann (PSB), coordenador da bancada cearense na Câmara.

Para ele, o apoio dos parlamentares do Ceará e do Nordeste será essencial para o aperfeiçoamento do projeto, tendo em vista várias experiências de deputados em áreas como economia, educação e ciência e tecnologia, por exemplo. "A disparidade regional é um grande problema para o Brasil, que ainda não é competitivo por não ter planos de longo prazo", acrescenta.

O Integra Brasil foi apresentado pela presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa, pelo economista e consultor do CIC, Cláudio Ferreira Lima, e pelo vice-presidente da Fiec, Carlos Prado. "Trabalharemos obstinadamente para que tenhamos em mão um plano estratégico de ação política que vai orientar as medidas que, sejam em forma de projetos de lei ou emendas constitucionais, façam com que a Constituição seja cumprida ou que os projetos estruturantes de interesse direto do Nordeste tenham seus cronogramas acelerados, o que não poderá prescindir da intervenção dos parlamentares", diz Nicolle.

Estiveram, ontem, no evento os deputados: André Figueiredo (PDT); Antonio Balhmann (PSB); Ariosto Holanda (PSB); Artur Bruno (PT); Chico Lopes (PC do B); Danilo Forte (PMDB); Raimundo Gomes de Matos (PSDB); e o senador Inácio Arruda (PC do B), além de outros gestores públicos e representantes do setor industrial.

Workshops

O Integra Brasil, cujo principal objetivo é fazer com que o Nordeste atinja 70% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional em 20 anos, realizará quatro workshops sobre o Nordeste. O primeiro acontece hoje, em Fortaleza, no auditório da Fiec, e deve contar com a participação do governador Cid Gomes. Os outros serão realizados em Recife (5 de julho), em Salvador (15 de julho) e no Rio de Janeiro (13 de agosto).

Atendendo a pedidos do setor produtivo dos estados nordestinos, também será realizada, em Campina Grande, uma mesa-redonda para tratar das desigualdades intrarregionais, com data a ser definida.

O Integra Brasil ainda promoverá, também com data a ser marcada, uma reunião ampliada de discussão no Congresso Nacional, em Brasília, e um seminário em Fortaleza, de 27 a 29 de agosto. Os resultados do seminário serão condensados num plano estratégico de ação política a fim de orientar as ações para a sua concretização e encaminhamentos. "Quando acabarem todas as atividades do movimento, aí, verdadeiramente, é que vai começar o nosso trabalho político", ressalta Nicolle.

Discussão no Senado

O senador Inácio Arruda (PC do B), vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, adiantou que o grupo, embora composto por parlamentares de várias regiões, deve priorizar as discussões acerca do Integra Brasil. "É preciso uma inversão nos investimentos para que haja equilíbrio inter-regional".




Diário do Nordeste

Nenhum comentário: