quinta-feira, 6 de junho de 2013

EM PRONUNCIAMENTO, EUNÍCIO PEDE APOIO À MP DA SECA PARA RESOLVER ENDIVIDAMENTO AGRÍCOLA



O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em pronunciamento nesta quinta-feira (6), pediu o apoio do Senado para a implementação de mecanismos "concretos, objetivos e imediatos" de auxílio aos pequenos agricultores no Nordeste. Ele manifestou preocupação com os efeitos da estiagem que atinge a região e tem levado os produtores rurais à inadimplência:
- O sertanejo está vivendo o mais cruel dos absurdos: a transformação de bancos nos maiores latifundiários deste país. Apesar de ser um homem honrado, um homem de palavra, um homem de bem, ele está inadimplente. E é claro que não está assim porque quer. A seca prolongada já levou embora sua colheita, já matou seu gado - disse o senador.
Eunício lembrou que os "valentes brasileiros" produtores rurais precisam de incentivo para que se mantenham em sua terra e continuem produzindo alimentos. O senador expressou sua convicção de que será aprovado o relatório da Medida Provisória (MP) 610, de sua autoria, que assegura a renegociação dos financiamentos a agricultores do semiárido e suspende as execuções de dívidas.
- Que [os agricultores] não se preocupem. Eles não vão perder as suas terras. Eles vão ter as suas dívidas renegociadas em todos os patamares, e o Banco do Nordeste não vai mais executar nenhum agricultor endividado - disse.
Eunício cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pelo lançamento do Plano Safra, anunciado nesta quinta-feira, que libera R$ 136 bilhões para o financiamento da próxima safra - valor que, conforme assinalou, é 18% superior ao deste ano.

Em apartes, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) indagou por que o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil continuam "ameaçando" os agricultores apesar da suspensão da execução de dívidas, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou o entusiasmo dos agricultores presentes na cerimônia de assinatura do Plano Safra.






www.senado.gov.br/senadores

Nenhum comentário: