sábado, 8 de junho de 2013

Dois em cada três brasileiros não guardam dinheiro e metade desconhece vantagem de poupar

Uma pesquisa encomendada ao Ibope, através da empresa de consultoria Serasa Experian, revela que 69% dos brasileiros não poupa.  As entrevistas foram realizadas no primeiro trimestre de 2013 com 2002 pessoas em 142 cidades de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.
O estudo apontou que o desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação pode explicar a falta de interesse: mais de metade (52%) dos entrevistados não sabia (24%) ou não informou corretamente (28%) quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100,00, com juros de 2%. Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102,00), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de 10 salários mínimos.
Alguns fatores comportamentais contribuem para afastar o consumidor dos investimentos. Ainda segundo a pesquisa, 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso. Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento.
As condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Mas, observa-se que, nestes casos, a variante demográfica é determinante: os moradores do Sul declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões do país.
Para os economistas da Serasa Experian, a radiografia revelada pela pesquisa ajuda na compreensão dos gargalos que separam o consumidor da poupança. De acordo com os economistas, agora temos fundamentos para esclarecer porque um número tão grande de pessoas não cogita guardar dinheiro. Um dos objetivos da educação financeira é justamente reconstruir essa ponte, mostrando que as vantagens vão além de obter respaldo financeiro: trata-se de um investimento em bem-estar.




C.News7

Nenhum comentário: