quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dilma sanciona lei que cria Universidade do Cariri

A presidente Dilma Rousseff sancionou, ontem, em Brasília, lei que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA). A sede será em Juazeiro do Norte, mas possuirá outros campi em Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo. A responsável por essa construção será a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professores e alunos da UFC que estão nas unidades a serem desmembradas serão transferidos para a nova universidade FOTO: YAÇANÃ NEPOMUCEMA

Professores e alunos que hoje são da UFC e que já estão nas unidades que serão desmembradas para formarem a UFCA serão automaticamente transferidos para a nova universidade, assim como os cursos. A nova instituição contará com 27 graduações e terá 6.790 vagas.
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que expôs números sobre o avanço da educação de nível superior no País. “Há dez anos, o Brasil possuía 45 universidades, agora, são 63″.
“Se no Brasil o quantitativo de universidades aumentou em 50%, no Ceará, nós tínhamos apenas uma e, depois do governo Lula e agora no da presidente Dilma Rousseff, o Ceará tem três”, comemorou Cid Gomes.
“A Universidade Federal do Cariri viabilizará o fortalecimento de uma política local de desenvolvimento econômico e social, permitindo que toda a população tenha acesso a instrumentos adequados para as mudanças socioeconômicas efetivas na região”, afirmou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
De acordo com o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), a sanção dessa lei “foi uma expectativa de muitos anos e que foi atendida pela presidente Dilma Rousseff, isso é um motor para toda a região”.
A presidente Dilma Rousseff destacou, durante a solenidade, que, em 2002, o Brasil possuía 114 municípios que sediavam faculdades; hoje, são 275.



Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: