sábado, 22 de junho de 2013

Brasil e Itália se enfrentam para ver quem evita a Espanha na fase semifinal

Tanto Luiz Felipe Scolari quanto o seu rival, Cesare Prandelli, terão desfalques importantes no meio de campo hoje. Paulinho e Pirlo, lesionados, não jogarão.


MUDANÇA - Hernanes deve ser o substituto de Paulinho, machucado, para duelo desta tarde contra a Itália 



As seleções do Brasil e da Itália se enfrentam hoje, às 16h, em Salvador, para definir, na prática, quem pega o melhor caminho até a final da Copa das Confederações.
Já classificadas para as semifinais da competição, as duas equipes têm seis pontos no Grupo A - o Brasil tem melhor saldo de gols (5 a 2).
Quem terminar essa chave em primeiro lugar vai enfrentar o segundo colocado do Grupo B, o que significa escapar provavelmente da Espanha, atual campeã Mundial e da Europa.
Já o Uruguai aparece como o provável adversário de quem ficar em primeiro no grupo após o duelo de hoje - o Brasil joga pelo empate.
A Itália foi uma das maiores vítimas da Espanha. Na final da Euro, há um ano, foram atropelados: 4 a 0. “Não jogamos contra a Espanha há muito tempo, não tem como saber como seria esse jogo”, disse o lateral Marcelo.
Tanto Luiz Felipe Scolari quanto o seu rival, Cesare Prandelli, terão desfalques importantes no meio de campo hoje. Paulinho e Pirlo, os dois volantes-goleadores, estão fora do confronto em decorrência de lesões.
O jogador do Corinthians foi vetado porque está com dor no tornozelo esquerdo, machucado na vitória sobre o México, na quarta-feira.
Pirlo tem dores musculares, e a comissão técnica da Itália não garante que jogue nem mesmo a semifinal, no meio da próxima semana.
Paulinho e Pirlo já têm um gol na Copa das Confederações. Contra o Japão, o jogador do Corinthians marcou o segundo gol brasileiro como típico centroavante, aproveitando jogada dentro da área.
Pirlo, 34, é o cérebro da Itália e exímio cobrador de faltas. Foi desta maneira que fez um gol na vitória de 2 a 1 sobre o México, no Maracanã.
No lugar de Paulinho, Felipão vai escalar o volante Hernanes, da Lazio, que vinha entrando no decorrer das últimas partidas. Não haverá mudança tática. O treinador disse ontem que pode poupar o zagueiro Thiago Silva e o lateral Daniel Alves, ambos com um cartão amarelo cada.
Na vaga de Pirlo, Prandelli vai escalar Aquilani. Na última vez que se enfrentaram, Brasil e Itália empataram em 2 a 2, em Genebra - foi o segundo jogo de Felipão no comando do time da CBF.
Quem ganhar hoje joga a semifinal em Belo Horizonte. O perdedor deve pegar a Espanha em Fortaleza.
Italianos prometem coragem no duelo
Com os italianos “preocupados” e “atentos” por causa das manifestações nas ruas do país, o técnico Cesare Prandelli quer um time corajoso em campo hoje, diante da Fonte Nova lotada.
Mesmo com a possibilidade de poupar quatro titulares, o treinador italiano disse que a sua equipe não vai se limitar a apenas se defender na partida em Salvador.
“Quero uma equipe com coragem. Não vamos apenas nos defender durante os 90 minutos. Seria uma agonia”, disse o treinador italiano.
Ontem, o técnico admitiu que seus jogadores estão desconfortáveis com as manifestações que estão ocorrendo pelo Brasil e contou que a delegação está proibida de deixar o hotel em Salvador.
“Gostaríamos que amanhã (hoje) tivéssemos uma partida de futebol no estádio e que fora não acontecesse nada. Seria um paradoxo trazer alegria e futebol no campo e a poucos metros dali termos violência”, disse o treinador.
Manifestantes convocam um protesto nos arredores do estádio a partir das 8h. Prandelli cometeu uma gafe na entrevista de ontem com Mario Balotelli. O jogador foi o único a deixar o hotel.
“Ele não precisa de permissão, a cor dele é diferente da nossa”, disse o treinador, referindo-se ao atleta, que é negro.

Nenhum comentário: