domingo, 10 de março de 2013

Ciclistas pedalam nus pelas ruas de Porto Alegre para protestar

Batizada de 'Pedalada Pelada', manifestação reuniu cerca de 200 pessoas.
Objetivo do ato feito em várias cidades é alertar sobre violência no trânsito.
 
Ciclistas nus Porto Alegre (Foto: Emílio Pedroso/Agência RBS)
 
 
Um grupo de ciclistas chamou a atenção ao pedalar sem roupa pelas ruas de Porto Alegre na tarde deste sábado (09). Pela primeira vez, a capital gaúcha aderiu ao World Naked Bike Ride, um protesto realizado simultaneamente em várias cidades do mundo e também do Brasil.
Segundo os organizadores, o objetivo do ato é pedir mais respeito no trânsito e mostrar a fragilidade dos corpos das pessoas que escolheram a bicicleta como meio de transporte. Manifestações semelhantes ocorreram neste sábado em São Paulo e Florianópolis.
 
Na capital gaúcha, o evento reuniu cerca de 200 participantes. Alguns estavam completamente nus, mas a maioria tirou apenas a parte de cima da roupa ou manteve as peças íntimas. Alguns pintaram frases nos corpos sobre a relação entre ciclistas, motoristas e pedestres.
Pouco depois das 18h, o grupo partiu do Largo Zumbi dos Palmares e percorreu algumas ruas da região central da cidade até chegar ao Largo Glênio Peres. Ali, os ativistas fizeram uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura da capital gaúcha.
 
O protesto foi organizado pelas redes sociais. A nudez não era obrigatória, conforme anunciava a convocação na página do movimento no Facebook: “Venha tão pelado quanto você ousar”, dizia o texto. Para evitar que as pessoas deixassem de participar por medo de uma possível repressão policial, dicas para uma pedalada pacífica foram postadas.
 
 
 
G1
 

Nenhum comentário: