domingo, 11 de março de 2012

Generosidade


Uma grande família, onze irmãos e três irmãs, uma casa pequena, dois quartos uma sala, uma pequena cozinha e um banheiro no entanto um quintal muito grande cheio de arvores frutíferas, pitombeiras, mangueiras, coqueiros, mamoeiros, bananeiras, goiabeiras, pé de gravíola, limão, laranja, sapoti, entre varias hortaliças, muitas galinhas, cabritos e um bezerro que garantiam o sustento da família.

Betina era a filha mais velha das mulheres e a segunda de 15 filhos. Como adolescente ela foi muito estudiosa, dedicada e desejava ser professora ao contrario de seus irmaos e irmãs que com muito esforço terminaram o curso cientifico. Betina era uma pessoa muito generosa com seu tempo e estava sempre procurando ajudar aqueles necessitavam. Betina foi generosa com seus irmãos e irmãs que ajudou a criar, com os amigos, com os vizinhos e com a família qual fazia parte.

Betina pôr muitos anos fez pijamas e camisolas para as crianças de um orfanato na área em que morava. Com certeza Betina tem um espirito muito generoso. Muitas vezes a generosidade de Betina foi reconhecida muitas vezes passou despercebida, isto porém não desanimou Betina.
Hoje com 74 anos de idade, Betina contínua sendo generosa com seu tempo. Ela contínua feliz em poder ajudar aqueles que necessitam. Ela diz: “Eu me sinto honrada em poder ajudar a quem necessita de minha ajuda.”

Outro exemplo de generosidade é “Almir do Picolé”. Vendedor de picolé, ele destina uma parte do seu salário para fazer festas no Natal e no Dia das Crianças para comunidades carentes. Almir disse: “Eu já passei muita fome na vida e minha missão hoje é ajudar”. Almir e Betina são exemplos de que todos, independente de terem muito ou pouco, podem contribuir creativamente para uma sociedade melhor.
A medida que os anos passam nossa capacidade de dá aumenta e consequentemente nossa atitude com relação ao nosso tempo, dinheiro, bens materiais adquiridos, e até mesmo nossa atitude com relação a as atividades de lazer. Passamos a ser mais atentas as pessoas pois somos mais conscientes de que o tempo não espera pôr ninguém, destarte cada minuto representa uma oportunidade única de apreciarmos a pessoa com quem estamos dividindo o momento. Generosidade passa ser muito mais do que fazer algo para alguém. Generosidade passa a ser o reconhecimento da importância do momento, e da nossa capacidade infinita de dá.

O ato de ser generoso (a) nos permite olhar o mundo com outros olhos. Nos oferece a oportunidade de olhar e enxergar a beleza inerente do ser humano. Quando procuramos viver uma vida com generosidade, passamos a apreciar o simples movimento dos coqueirais ao amanhecer, ao aroma das hortaliças ao meio dia, e a felicidade de uma criança quando contamos a mesma historia vinte vez ao anoitecer.

Reconhecer que a vida é maravilhosa e que não temos tempo a perder é imprescindível. Ser extremamente cuidadoso com as belezas da natureza é essencial. Muitos tem a intenção de fazer algo generoso, porem, necessitamos de ação, necessitamos ser ativamente generosos todos os momentos desta nossa extraordinária experiência de vida.
Portanto, como seria sua vida se você ativamente:
Usasse sua habilidade para o benefício do outro de maneira criativa.
Mostrasse interesse de saber mais a respeito de um amigo, de uma criança, esposo ou ate mesmo de um desconhecido.

Doasse o seu tempo generosamente a algum que necessita.
Agradecesse todos aqueles que contribuíram na sua formação.
Agradecesse todos aqueles que foram generosos na sua formação.
Utilizasse as suas habilidades para ajudar alguém.
 
Para ajudar o Almir do Picolé visite: http://www.inclusaosocial.com/ler.php?codigo=35

Nenhum comentário: