sexta-feira, 2 de março de 2012

Audiência pública debate Saneamento


O município de Saboeiro, na região do Cariri-Oeste, foi palco da II Audiência Pública para validação do prognóstico preliminar, do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento, teve lugar no Ginásio Poliesportivo Padre Geraldo Slag, e reuniu cerca de 800 pessoas, que atentamente ouviram explanações sobre a fundamental importância do projeto para Saboeiro.

Como conferencistas do encontro, estiveram presentes os representantes da Aprece (Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará), Conpam ( Conselho Estadual de Políticas do Meio Ambiente do Ceará), Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

O prefeito municipal, Marcondes Herbster Ferraz, destacou a relevância do projeto, e pediu aos vereadores do município que avaliassem o projeto com responsabilidade, pois o saneamento representa uma das mais importantes obras que irão de encontro à melhor qualidade de vida da população. O prefeito ressaltou ainda que a aprovação é a garantia de que o município continuará recebendo importantes recursos federais, que alimentam outros projetos, nas áreas: saúde, educação, e assistência social.

Marcondes acrescentou ainda que o interesse do Governo do Estado, aliado ao empenho das demais entidades envolvidas nesse projeto, constituem uma receita de sucesso para proporcionar um salto qualitativo nas condições de vida dos moradores das pequenas cidades do interior cearense.

PARTICIPAÇÃO

O representante da Cagece, Cicinato Furtado, elogiou a expressiva participação da comunidade, apelando para a conscientização de que esta participação é vital para a próxima etapa do convênio, após a conclusão do projeto, quando este é encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.

Geraldo Basílio, representante da Arce que gerencia os municípios conveniados, apontou o saneamento básico e a construção dos aterros sanitários mediante o sistema de consórcio como questão de interesse do governo nas esferas Federal e Estadual, e que a não adesão dos municípios a esses convênios, resulta no bloqueio de verbas essenciais para o perfeito andamento das políticas públicas dos municípios.

A consultora do convênio Arce-Cagece-Aprece-Secretaria de Cidades, Karla Donato, que apresentou o mapeamento do saneamento básico do município de Saboeiro durante o evento, explicou que o Plano de Saneamento Básico tornou-se viável, financeiramente, a partir do convênio, salientando que os benefícios para o município, mediante a execução do Plano de Saneamento, são incalculáveis.
(Amaury Alencar)

Informações:http://www.oestadoce.com.br/

Nenhum comentário: