Os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.
O Ponto de Cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico- Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.
A Fundação Arca que sempre trabalhou no nível do voluntariado e da solidariedade foi a entidade selecionada em Altaneira e receberá durante os próximos três anos um apoio financeira o Governo do Estado no valor de R$ 60.000,00.
A direção da entidade avisa que no primeiro ano está previsto a montagem da sala de multimídia com 10 computadores, já que esta é uma exigência do próprio projeto destinar 20.000,00 para equipar esta sala.
No segundo ano será equipado um laboratório de música com diversos instrumentos para formação de uma orquestra e no terceiro ano será equipado um laboratório de imagem com aquisição de câmaras de fotográfica e de filmagem semi-profissional.
Durante os três anos está previsto a contratação de dois coordenadores para o projeto um coordenador para sala de multimídia e profissionais para desenvolver as diversas oficinas.Oficina de bonecaOficina de pintura em telaOficina de canto coralOficina de teatroOficina de fotografiaOficina de musicaCurso de Eco-turismoCurso de gastronomia regional dentre outras atividadesRealização de noites culturais e diversos encontros temáticos na área da cultura.
O Presidente da Fundação ARCA, Givanildo Gonçalves, já se encontra em Fortaleza e participará logo mais às 08h, na Biblioteca do Teatro José de Alencar, da cerimônia para assinatura do convênio.
“Esta é mais uma conquista dos altaneirenses e vamos continuar trabalhando em prol do povo dessa bela cidade” disse a Secretária de Cultura Mirian Tolovi que foi uma das fundadoras da Fundação ARCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário