quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BULLYING NA ESCOLA

BULLYING é agressividade ?


O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão.
 


O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinqüentes.

Os alunos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor freqüência, o BULLYING também ocorre e se distingue, principalmente, como método de exclusão ou difamação. Até um apelido pode causar desmoronamento na auto estima de uma criança ou adolescente.




Apesar de não sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que fazer. Tudo isso pode influenciar de maneira negativa sobre sua competência de adiantar-se acadêmica e socialmente. O Bullying escolar é assim classificado: alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING; alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING; testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas coexistem em um ambiente onde isso acontece.


Quando não há intervenções eficazes contra o BULLYING, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Os alunos que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa auto estima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão adquirir, também, um comportamento hostil.




A prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying.

O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz: “Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”.

10 PASSOS PARA ACABAR COM O BULLYING
 
 1-TRATE AS OUTRAS PESSOAS COMO GOSTARIADE SER TRATADO COM RESPEITO,SEMPRE 


2-O BULLYING,ASSIM COMO (QUANDO A ZOAÇÃO ROLA NA INTERNET),É CRIME.POR ISSO,NÃO TENHA MEDO DE FAZER DENÚNCIAS.CONTE COM A AJUDA DOS SEUS PAIS E ATÉ DE ADVOGADOS.

 
3-COBRE QUE A SUA ESCOLA TENHA ALGUM TIPO DE PROJETO ANTI-BULLIYING.É IMPORTANTE QUE FIQUE CLARO QUE HÁ UMA PUNIÇÃO AOS ALUNOS QUE ZOAM OS OUTROS (ESSA É UMA DAS MELHORES FORMAS DE VITAR O BULLYING!).

4-PROPONHA PALESTRAS,PEÇAS DE TEATRO,TRABALHOS...TUDO PARA AJUDAR A GALERA A ENTENDER O PROBLEMA E, ASSIM,COMBTÊ-LO.-LUTE PARA QUE SUA ESCOLA CRIE UM E-MAIL OU UM SERVIÇO DE TELEFONE POR ONDE SEJA POSSÍVEL DENUNCIAR CASOS DE BULLIN


5-LUTE PARA QUE SUA ESCOLA CRIE UM E-MAIL OU UM SERVIÇO DE TELEFONE POR ONDE SEJA POSSÍVEL DENUNCIAR CASOS DE BULLING.






6-INFORME-SE SOBRE O ASSUNTO.SÓ ASSIM VOCÊ PODERÁ IDENTIFICAR O PROBLEMA.PARECE COISA DE DOIDE,MAS,APESAR DE O BULLYING ACONTECER EM 100% DAS ESCOLAS,MUITA GENTE NÃO SABE O QUE ELE É.

7-ZOAR UMA PESSOA DE VEZ EM QUANDO NÃO TEM NADA DE ERRADO.MAS SAIBA PARA.SEM SE DAR CONTA,VOCÊ PODE INSISTIR NA BRINCADEIRA E LEVAR A VITIMA A TER ATAQUES DE A VÍTIMA A TER ATAQUES DE ANSIEDADE E ATÉ DEPRESSÃO.


8-SE VOCÊ JÁ FOI VÍTIMA DE BULLYIG,SERIA LEGAL FAZER UMBLOG PARA OSTAR SOBRE O ASSUNTO.COM CERTEZA,DARIA PARA AJUDAR UM MONTE DE MENINAS QUE SOFREM DO PROBLEMA E NÃO SABEM O QUE FAZER.PARA SE INSPIRAR:NOMOREBULLYING.BLIG.IG.COM.BR

9-COMBINE COM AS SUAS AMIGAS E AMIGOS:SE ALGUÉM DA TURMA FOR VÍTIMA DE BULLYING,AS OUTRAS ENTRARÃO NA BRIGA PARA DEFENDÊ-LA.ASSIM VOCÊS SE SENTIRÃO MAIS SEGURAS.



10-CUIDE DA SUA AUTOESTIMA.SEGURA DE SI,VOCÊ TEM TUDO PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DE BULLYING E AINDA TERÁ FORÇA PARA ENFRENTAR QUEM FAZ ISSO.

Nenhum comentário: