quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasil e Argentina testam "forças caseiras" e expõem diferenças


Ronaldinho é um dos astros do Brasil contra uma seleção argentina sem grandes nomes

Fábio de Mello Castanho


Direto de Córdoba
Com seleções formadas nos últimos anos predominantemente por jogadores que atuam fora do país, Brasil e Argentina têm a oportunidade de testar suas "forças caseiras" a partir desta quarta-feira, quando terá início o Superclássico das Américas (Copa Roca), às 21h50 (de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba.
Reedição da Copa Roca, o torneio permite a utilização apenas de jogadores que atuam em times nacionais, situação que, consequentemente, expôs as diferenças encontradas no futebol dos países. Enquanto o Brasil presencia um fortalecimento econômico dos clubes, o que tem permitido a permanência de estrelas, a Argentina continua mais desprotegida do assédio europeu e vê uma escassez de novos talentos atuando em seu território.
Prova disso está na formação titular do duelo desta quarta-feira. São seis jogadores com mais de 29 anos, quatro na casa dos 25 e apenas um, o meio-campista Héctor Canteros, do Vélez, com 22 anos. As duas maiores estrelas do futebol do país no momento, Riquelme e Verón, já passaram da casa dos 30 e aumentariam ainda mais a média de idade se não fossem cortados por lesão.
No time brasileiro, apesar das presenças dos trintões Ronaldinho, Kleber e Renato Abreu, o time titular conta com Danilo e Neymar com menos de 20 anos e o restante dos jogadores na faixa dos 25. No grupo, são nove atletas com idade olímpica, muitos que permaneceram no Brasil graças à possibilidade de seus clubes recusarem propostas tentadoras da Europa.
"Hoje vivemos uma outra situação. Se fizéssemos essa convocação há quatro anos, seria maior a dificuldade de achar jogadores. Existe diferença econômica entre os países e no Brasil já temos uma situação que minimizou bastante a perda de jogadores. Isso é positivo porque você inicia do zero uma formação", disse Mano.

Nenhum comentário: