quinta-feira, 28 de abril de 2011

Festa Junina: Brincadeiras, Músicas, Quadrilha e Roupas



Se você gosta de músicas, brincadeiras, quadrilha e comidas típicas, a Festa Junina é um prato cheio.




Tradicionalmente comemorada no mês de junho, a Festa Junina foi trazida pelos portugueses, mas logo foi incorporada aos costumes dos negros e dos povos indígenas.



A Festa Junina no Brasil acontece desde 1583, em comemoração aos santos católicos, Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo.



A contribuição dos brasileiros à Festa Junina foi principalmente na alimentação, quando foram introduzidos alguns alimentos como o milho, o aipim, o jenipapo e o leite de coco, e também nos costumes, como o boi-bumbá e a quadrilha.



 Além das comidas e danças, na Festa Junina também tem espaço para a fogueira e os fogos de artifício.


Brincadeiras de Festa Junina


As brincadeiras são a parte mais divertida da Festa Junina. Lembro-me que quando criança sempre tinha alguém que me mandava para a cadeia, hehehe.



Cadeia – a cadeia é a sua chance de se livrar daquele (a) chato (a) que não sai do seu pé. Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando. É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.

Correio elegante – se a cadeia serve para tirar alguém do seu pé, o correio elegante já é muito útil para mandar uma mensagem para alguém que você quer namorar.

Jogo da argola – cada pino corresponde a um prêmio diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.

Pau-de-sebo – imagine subir num tronco de árvore fino, sem galhos e, ainda por cima, completamente liso. Essa brincadeira não é mole não! Mas mesmo assim, vale a pena tentar, pois costumam dizer que é no topo dele que costuma ficar o melhor brinde do arraiá…

Pescaria – pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes.

Tiro ao alvo – para os bons de mira, tem tiro ao alvo de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo… É claro que quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.

Músicas de Festa Junina

As músicas mais utilizadas para dançar em festas juninas são o forró, assim como o xote, o baião, o reisado e as cantigas. Entre as cantigas mais conhecidas estão;



Balãozinho;

Cai, Cai, Balão;

Capelinha de Melão – de João de Barros e Adalberto Ribeiro;

Pedro, Antonio e João – de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago;

Pula Fogueira – de João B. Filho;

Sonho de Papel – de Carlos Braga e Alberto Ribeiro.

Quadrilha

Originalmente francesa, a quadrilha se tornou uma dança tradicional da Festa Junina, com ritmo sempre alegre e movimentada.



Cada região possui seu próprio tipo de quadrilha, mas a forma mais praticada no Brasil é a quadrilha caipira, surgida no interior de São Paulo, na qual os participantes se caracterizam como caipiras, com movimentos marcados por um mestre-de-cerimônias e que termina com uma cerimônia de casamento muito engraçada, com direito a noivos, padres e convidados.



Veja o que significa cada um dos passos de quadrilha:



Anavan – quer dizer ir em frente, caminhar agitando os braços para cima.

Balancê – significa balançar o corpo no ritmo da música, sem sair do lugar.

Caminho da roça – damas e cavalheiros formam uma fila indiana, e caminham, dançando.

Caracol – todos formam uma fila indiana e começam a enrolar a fileira, no sentido do centro da roda, como um caracol. Quando o marcador diz “desviar”, o caracol começa a rodar ao contrário, para se desfazer.

Coroar cavalheiros – as damas erguem os braços sobre as cabeças dos cavalheiros.

Coroar damas – os cavalheiros erguem os braços sobre as cabeças das damas.

Cumprimento aos cavalheiros – as damas vão até os cavalheiros e os cumprimentam, abaixando-se e segurando os vestidos pelas pontas.

Cumprimento às damas – dançando, os cavalheiros vão até as damas e fazem uma reverência.

Damas e cavalheiros, atenção para a troca – este comando significa que as damas devem ir para o centro e os cavalheiros, para o lado de fora do círculo (ou vice-versa).

Despedida – os pares saem da pista de dança, acenando para o público, às vezes, em passo de galope.

Grande roda – é quando damas e cavalheiros formam uma grande roda, de mãos dadas. Ao comando, as damas podem ter que ir ao centro, depois os cavalheiros, e assim por diante.

Olha a chuva – damas e cavalheiros devem colocar as mãos sobre a cabeça, para se proteger da chuva. Quando o marcador diz “é mentira”, eles podem abaixar as mãos.

Olha a cobra – todo mundo deve pular, para evitar o perigo da cobra. No pulo, os pares giram no ar, e voltam a caminhar no sentido contrário ao que estava indo. Quem comanda costuma dizer “é mentira!”, e então todos dão outro pulo, girando, e voltam a caminhar no sentido inicial.

Passeio na roça – é o ato de ficar passeando em círculos.

Returnê – é o comando para retornar aos lugares, depois de um determinado passo.

Trocar de cavalheiro – é como trocar de dama, só que quem anda são as meninas, não os meninos.

Trocar de dama – os cavalheiros dão um passo à frente, pegando a dama seguinte. Repete-se o passo até que se volte ao par inicial.

Túnel – os pares formam uma fila. Damas e cavalheiros ficam de frente um para o outro, segurando as mãos, no alto, formando um túnel. O último casal da fila passa por dentro do túnel. Um a um, todos os pares devem fazer o mesmo.

Tur – é uma volta que o casal dá junto, pela direita.

Roupas para Festa Junina

Entre as roupas mais usadas para comemorar a Festa Junina e dançar quadrilhas estão as roupas remendadas, saias rodadas, camisas xadrez e chapéus de palha.



Caprichar na maquiagem também deixa a sua festa muito divertida.



Agora é só cair na festa…

Nenhum comentário: